sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PIZZA DE MASSA DE BATATA (RECEITA VEGANA)


Para entrar no clima do final de semana, trouxe para vocês uma receita que testei e adorei. Quando fizemos foi uma verdadeira festa porque até meu sobrinho de 2 anos decidiu entrar na farra e fazer sua própria pizza. Ele ajudou a sovar a massa (do jeito dele, claro!!rs), esticou com o pau de macarrão (ou pelo menos tentou...) e depois colocou os ingedientes que ele queria. Essas duas mini pizzas são as deles. Depois disso, ele não pode mais me ver que fala: "Titia, vamu fazê pitissa??".

Por isso que a culinária me encanta tanto, ela sempre proporciona momentos únicos que ficam pra sempre em nossa memória. São lembranças que não se apagam e acalentam o nosso coração.

Quando decidi que faria a pizza, a primeira receita que lembrei foi a com massa de batata que vi no site da nutricionista Priscila Di Ciero. Aliás, a Pri tem um site super bacana que é constantemente atualizado. Quem quiser saber mais sobre o trabalho dela, ou mesmo ler matérias interessantíssimas, acesse o site.

A Pri é uma profissional de primeira e sabe muuuito. Ela tem trabalhos espefícos para determinados tipos de alimentação e na consulta explica tuuuudo!! Quando a pessoa sabe o que faz, a história é outra!!! Indico de olhos fechados!!!

Para saber mais sobre ela, copiei a descrição que consta no site dela: "Minha atuação é bastante diversificada. As dietas que desenvolvo podem ser focadas em estética, alergias alimentares, ansiedade e compulsão, reeducação alimentar de crianças e adolescentes, emagrecimento saudável ou diabetes. Entre meus clientes, há pessoas com necessidades bastante específicas, como atletas, hipertensos, gestantes, vegetarianos e idosos."

Por isso, decidi repassar na íntegra a receita dela. Não alterei nada e apenas o recheio foi feito de acordo com o paladar de cada um. Sim.. os ingredientes ficaram em potinhos em cima da mesa e cada um montava a sua. POsso garantir que é diversão na certa.

Para acessar o link da receita diretamente no site, clica aqui.


PIZZA DE MASSA DE BATATA

Ingredientes:

250 g de farinha de trigo
2 batatas grandes cozidas e amassadas
15 g de fermento para pão
1 colher (sobremesa) de açúcar orgânico
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de água morna
3 colheres (sopa) de azeite


Modo de preparo:

Obs: Para que a batata não fique aguada e não atrapalhe a textura da massa, eu prefiro cozinhar a batata no microondas. Descasco e corto em quadrados médios, coloco num saquinho de plástico mais grosso, faço alguns furos nele e coloco no microondas por cerca de 12 a 15 minutos.
Quando vejo que está macia, já amasso até que vire um purê.
Quando a batata é cozida na panela de pressão, ela acaba juntando água e para atingir o ponto necessita de mais farinha, o que acaba deixando a massa mais pesada.

Dissolver o fermento no açúcar com auxílio de uma colher.
Misturar o azeite, a água e coloque as batatas, misturando e colocando a farinha aos poucos, com a mão mesmo.
Acrescente o sal, sove a massa e até ficar uma massa enxuta, porém, bem macia.
Deixar crescer dentro de um recipiente, coberta com pano, até quase dobrar de volume.
Dividir a massa em 2, abra o disco com auxilio de um rolo, colocar em uma assadeira de pizza (sem untar), fure a massa com um garfo e levar em forno pré-aquecido bem quente (pode ser forno elétrico).
Ao sair do forno, deixe esfriando a massa em cima de uma grade, para que ela possa esfriar toda por inteiro e ficar mais crocante.
Somente depois de previamente assado, coloque o molho de tomate (preferencialmente caseiro), acrescente os ingredientes que desejar e volte ao forno.

Rendimento: 2 unidades


Dica: Você pode substituir 100g da farinha de trigo por farinha de trigo integral.

A massa é vegana e o recheio pode ser decidido com o gosto e o paladar de cada um. Abaixo, segue as fotos das pizzas que fizemos!!!





Mussarela ralada, um pouquinho de palmito em pedaços, azeitona verde picadinha, tomate fatiado sem semente, muito orégano e um pouquinho de queijo prato



Antepasto de berinjela (receita aqui), ricota esfarelada, um pouco de mussarela ralada, azeitona verde picadinha e muito orégano).



Mussarela ralada, pepperoni fatiado e queijo prato ralado.




Um tanto de mussarela ralada, muuito palmito picado, bastante milho, azeitona verde picadinha e orégano. Essas são as mini pizzas do meu sobrinho e tudo o que ele ía colocando eu falava que já estava bom, ele dizia: "Só mais um poquinho tia. Prá ficar gostoso!!" Como recusar um pedido desses???
Conclusão: a massa se perdeu no recheio!!!!rs

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

POLENTA PASTICCIATA


A polenta pasticciata tradicional nada mais é do que a polenta colocada sobre uma tábua, nivelada para que fique mais fina, e coberta com um molho de carnes e tomates.

Eu adoro polenta e, desde que não contenha carne, como ela de qualquer jeito, fria, quente, frita, assada... É polenta? Então deixa comigo!!!

Folheando um livro de receitas italianas, vi a polenta pasticciata feita de outra forma. A massa é espalhada em assadeiras para que fique fina, depois é cortada em pedaços e para servir monta em camadas de determinado molho e de polenta.

Adorei a ideia e lá fui eu inventar o meu molho e criar a minha própria polenta pasticciata. Eu fiz o molho com tomates, molho de tomate e ricota, mas ele pode ser feito de acordo com o que você tem em casa e com o seu paladar.

Além de muito saborosa, já que tem a camada de molho entre as camadas de polenta, achei que ficou um mimo. Solte a "mamma" que existe dentro de você e corre pra cozinha fazer essa delícia italiana. Aproveita e convida os familiares para um belo jantar. Acho que comidas assim ficam ainda mais gostosas quando entramos no clima.. casa cheia, um bom vinho, muita conversa e muita risada!!!


POLENTA PASTICCIATA

Polenta

Ingredientes:
1 e 1/2 de água com caldo de legumes (eu coloquei 2 copos americanos de caldo de legumes caseiro mais concentrado e o restante de água)
400 g de fubá
1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo:
Coloque a água numa panela grande e leve ao fogo.
Acrescente o sal e quando a água começar a ferver despeje o fubá lentamente, mexendo bem para que não empelote. Eu gosto de fazer esse processo com o fouet e somente quando está ficando mais mais grosso que utilizo uma colher. Acho que com o fouet é mais fácil de dissolver o fubá e não empelotar, mas pode utilizar o que preferir.
Depois que o fubá estiver bem dissolvido, cozinhe a polenta por cerca de 10 minutos, sem deixar de mexer para que não grude.
Quando estiver uniforme, lisa e cozida, desligue o fogo e coloque sobre uma assadeira bem grande e molhada, espalhando bem para que fique uma camada fina.
Reserve. Após esfriar ficará dura e pronta para ser cortada.


Molho

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
4 dentes de alho amassados
4 tomates sem sementes picados em quadradinhos
1 lata de molho de tomate
1 xícara (chá) de água
1 colher (sobremesa) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de ricota esfarelada
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Doure a cebola e o alho no azeite.
Acrescente os tomates picados e refogue.
Quando estiverem macios acrescente o molho de tomate, a água e o açúcar. Deixe aferventar até que fique encorpado.
Coloque o sal e a pimenta do reino a gosto. Adicione a ricota esfarelada, mexa bem para que os ingredientes se incorporem e desligue.
Corte a polenta em quadrados ou no formato que quiser.
Monte o prato intercalando o molho e as fatias de polenta.
Leve ao forno para esquentar e sirva. 



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MACARRÃO COM ANTEPASTO DE BERINJELA



Se eu fosse para uma ilha deserta e pudesse levar apenas um tipo de comida, sem dúvida nenhuma a escolhida seria o macarrão. Eu amo macarrão em todas as suas formas, temperaturas, acompanhamentos.. enfim, não consigo viver sem. Ainda mais quando é macarrão caseiro. Aí minha filha, o caldo entorna um pouco mais, porque parece que essa maravilha derrete na boca e comer pouco é algo impossível. Mais difícil do que encontrar político honesto. Sentiu o drama???rs

Bom, não é a toa que, dentre tantos tipos de comida, eu escolhi comercializar o macarrão. Sim, apesar de advogada, não consigo ficar longe da cozinha e faço macarrão, canelone, ravioli e tudo mais para vender. Antes que me façam novamente a mesma pergunta, não estou falida e direito continua dando dinheiro!!!!rs Mas, infelizmente, com a atual situação da Justiça, não tenho tido muito prazer em advogar. Além disso, acho que dinheiro é bom mas não é tudo na vida.

Como consigo levar as duas profissões simultaneamente, assim vou seguindo feliz da vida. Se um dia a culinária conseguir me manter, não tenha dúvida de que a escolha será essa. Talvez me falte a coragem de arriscar, mas, prefiro dar um passo de cada vez em solo firme. Amanhã posso mudar totalmente de opinião, mas, por enquanto, minha vida funciona assim.

Nossa, hoje acordei falando pouco, né?!rs Vamos voltar ao foco desse post: macarrão. Foco Samanta, foco!!!!

Como apaixonada pela culinária italiana, amo tudo (ou quase tudo) que faz parte dela, e o antepasto de berinjela não fica de fora. Muito pelo contrário, tenho sempre na geladeira e uso como acompanhamento para praticamente tudo: torrada, pão, arroz, polenta, macarrão, e por aí vai.

Por isso, o post de hoje vem com duas receitas: de macarrão caseiro e de antepasto de berinjela. Na foto acima eu coloquei apenas esses dois ingredientes, mas nas fotos abaixo, você poderão ver que cada vez incremento de um jeito.

Depois me digam se essa mistura é ou não é fantástica.

Ah, se quiser experimentar mas não quiser fazer, encomende de mim!!!rs



MACARRÃO CASEIRO

Ingredientes:

200 g de farinha
2 ovos
1 fio de azeite
sal


Modo de preparo:

Peneire a farinha num mármore ou mesmo numa tigela.
Abra um buraco no meio e acrescente os ovos batidos com o azeite e o sal.
Aos poucos, vá puxando a farinha para o centro, mexendo até começar a formar uma massa. Continue esse procedimento até que essa mistura esteja toda integrada. Se estiver pegajosa, pode acrescentar mais farinha, mas normalmente não há necessidade.
Numa base enfarinhada, trabalhe bem a massa comprimindo-a, utilizando a palma da mão, até formar uma bola.
Cubra a massa e deixe descansar  por 1 hora.

Depois da massa ter descansado, começa o preparo do macarrão.
Corte a massa em 3 partes e comece a trabalhar separadamente cada uma delas. 
Se tiver a máquina de macarrão, enfarinhe levemente o cilindro e comece a passar uma das partes do macarrão pelos rolos da máquina no ponto mais largo.
Dobre a massa em 3 ou 4 partes e passe novamente. Repita esse procedimento por cerca de 5-6 vezes. Se a massa estiver grudando, salpique farinha. Esse trabalho é necessário para que a massa fique elástica.
Vá apertando os rolos progressivamente e repetindo o mesmo trabalho até que chegue no ponto da espessura desejada.
No caso de não ter a máquina, pode utilizar o rolo de macarrão. O importante é que a massa fique fina e esticada. Vai dar mais trabalho, mas também dá certo.

Depois é só passar pelo cilindro que corta a massa, tomando cuidado para não partir ou enroscar na máquina.
Se não tiver esse cilindro, pode enrolar a massa e, com uma faca cortar na espessura desejada. Depois de cortada, desenrola e coloca para secar.

Repita todo o trabalho com o restante da massa.



Se tiver o varal próprio para massas, pode colocar o macarrão nele para secar.

Se não tiver, não tem problema. Estique o macarrão em assadeiras polvilhadas com farinha e só retire depois que secarem.




Depois que a massa estiver seca, é só cozinhar em água e sal. Não utilizar óleo ou azeite porque esses produtos criam uma película na massa, impedindo que o molho chegue até ela e proporcione um sabor ainda melhor.
Tomar muito cuidado porque o macarrão caseiro cozinha rapidamente e o ponto correto é o al dente, senão o sabor da massa fica sem graça.
Depois de cozinhar é só escorrer e colocar o molho desejado. Não jogar água fria sobre o macarrão cozido.



ANTEPASTO DE BERINJELA

Ingredientes:

2 berinjelas grandes
2 pimentões verdes
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 cebola fatiada bem fininha
20 dentes de alho sem casca, fatiados

1 xícara (chá) de azeitona preta picadinha
1/2 xícara (chá) de vinagre branco
1 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de sal
1/4 xícara (chá) de orégano
pimenta do reino a gosto


Modo de preparo:

Pique a brinjela em quadradinhos e deixe de molho numa tigela com água e sal.
Retire as sementes e a parte branca (interna) de todos os pimentões e pique em quadradinhos pequenos.
Pique os demais ingredientes conforme especificado acima.
Escorra as berinjelas e misture com os pimentões, a cebola, o alho e a azeitona preta e acomode-os numa assadeira.

A parte, faça um molho com o azeite, o vinagre, a água, o açúcar, o sal, o orégano e a pimenta do reino. Misture tudo e coloque por cima dos ingredientes que já estão na assadeira.

Leve ao forno e asse em temperatura de 220º C por cerca de 1 hora e 45 minutos. Durante o período em que estiver no forno, mexa  de vez em quando para que os temperos vá agregando em todos os vegetais e estes assem por igual.

Depois que assar, retire do forno. Espere esfriar e guarde na geladeira.



Aqui eu fiz um molho de tomate com uns tomates confits que eu tinha na geladeira. Foi coisa rápida.

Usei o próprio azeite do tomate para dar uma douradinha nas cebolas (usei cebola em conserva cortada em rodelas), acrescentei os tomates confits e, utilizando o amassador de batatas, desfiz os tomates.

Quando o molho já estava quase pronto, coloquei o antepasto, mexi e desliguei.

No prato, coloquei o macarrão, o molho, e salpiquei ricota esfarelada.





Esse macarrão foi máis fácil ainda.

Coloquei o macarrão, o antepasto, algumas rodelas de cebola em conserva e bolinhas de mussarela.

Não tem segredo e fica muito bom!!!!!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

SALADA CAPRESE COM MOLHO PESTO



Como já contei aqui no blog tenho sérias restrições com relação a salada. Sei que essa declaração é feia, mas, infelizmente essa é a realidade. Não me orgulho disso, mas, acho que seria mais feio ainda eu mentir e dizer que salivo cada vez que me deparo com um prato de salada. Principalmente se levarmos em conta o nome do blog. Ou é realidade ou não é. Nesse caso não existe meio termo.

Para driblar essa falta de amor, apelo para as combinações perfeitas e para os molhos saborosos. Aí não tem como errar e é só alegria (tá bom, nem tanta alegria assim, mas um pouco de alegria garanto que tem!!!).

Uma salada que agrada meu paladar é a caprese. Em todas as suas variações!!!

Quem segue a coluna "Delícias da Samanta" no site Divercidade viu que dia desses, no aniversário do meu pai, optaram por fazer churrasco (sou vegetariana mas não tenho como decidir o hábito alimentar dos outros!!) e como eu fiz alguns quitutes para garantir o jantar da ala vegetariana (sim, tinham outros além de mim.. ebaaa, nem tudo está perdido!!rs), fiz a salada caprese.
Para ficar mais bonitinho, coloquei os tomatinhos, a mussarela e o manjericao no palito. O molho pesto ficava a parte e podia ser colocado de acordo com o gosto de cada um. Eu, como fã incondicional de manjericão, azeite, e tudo mais que faz parte desse molho, carrego no molho. Falando nisso, me deu vontade de comer macarrão com molho pesto!!! hummmmm... =P
Bom, sei que essa receita é bem bobinha e não tem segredo, mas, é tão gostosa que merece um post com todo meu amor. Além disso, depois dos cookies da tarde, nada mais engordativo poderia entrar nesse blog hoje!!!
ESPETINHO CAPRESE COM MOLHO PESTO



Espetinho caprese:

Monte os espetinhos alternando mussarela de búfala, tomate cereja e folhinhas de manjericão.










Molho pesto:

Bata no liquidificador (ou processador): 2 xícaras (chá) de nozes, castanha ou avelã, 1 e ½ xícara (chá) de azeite, 2 xícaras (chá) de manjericão fresco, 100 gramas de parmesão, 8 dentes de alho e sal a gosto.

Triture bastante até que todos os ingredientes estejam incorporados. Depois, leve a geladeira e sirva gelado.

O molho deverá ser colocado por cima do espetinho na hora de comer.

COOKIES DE CHOCOLATE E PRALINÉ



Domingo a tarde deu vontade de comer algo gostoso e aconchegante. Como minha irmã tinha visto uma foto maravilhosa de cookies e pediu para eu fazer, não pensei duas vezes, liguei o forno e uma leva dessas delícias deixaram a casa com um cheirinho delicioso e tornaram nossa tarde muito mais doce.

Segue a receita que criei com os produtos que fui achando interessante e no final deu certo. Espero que gostem!!!!


COOKIES DE CHOCOLATE E PRALINÉ

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2/3 xícara (chá) de praliné de amêndoas
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de bicarbonato
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1 ovo
130 g de manteiga
100 g de chocolate picado


Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture com as mãos até que fiquem bem incorporados.
Modele os cookies e coloque numa assadeira untada com manteiga. Deve haver um bom espaço entre eles para que não grudem.
Leve ao forno préaquecido e asse em temperatura de 180º C até que a parte que fica encostada na assadeira comece a ficar levemente dourada.
A massa ainda estará bem macia, mas depois que esfriar ele ganhará a consistência correta.
Espere esfriar (se conseguir...rs) e sirva!!!


O praliné, eu utilizei o que sobrou da receita que fiz para as tortinhas. A receita é essa:

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de amêndoas

Modo de fazer:Leve o açúcar e a água ao fogo. Mexa de vez em quando até que caramelize.
Adicione as amêndoas e mexa até que estejam envolvidas pela calda.
Coloque-as sobre o mármore untado com manteiga.
Depois que estiver frio, triture no processador e salpique sobre as tortinhas.
Obs.: Se não tiver o mármore, pode colocar sobre uma assadeira. Demora um pouquinho mais para esfriar mas também dá certo.



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ROSCA SALGADA COM RECHEIO DE AZEITONAS PRETAS E TOMATE SECO



Desde que eu comprei um livro de pães minha vida nunca mais foi a mesma. Cada receita que eu vejo me enlouquece e não sai da minha cabeça até que eu faça a dita cuja. E olha que é cada pão que não dá pra acreditar... tira o sono de toda pessoa que, como eu, é fanática por massa.

Eu amo azeitona preta e fazer um pão com que levasse tal ingrediente era minha missão nesse final de semana que acabou. Para aguçar ainda mais a vontade de "por a mão na massa", vi um livro que ensinava a fazer esse trançado e aí não teve jeito, coloquei meu plano em ação.

Para incrementar ainda mais, resolvi utilizar um vidrinho de tomate seco e usei o azeite que vem junto para perfumar a massa. Conclusão, o resultado foi muito melhor do que eu esperava.

O pão ficou lindo (sei que auto elogio é feio, mas fiquei tão orgulhosa que não tenho como deixar de falar...rs) e muuito saboroso. Sem contar que é muito fácil de fazer.

Como achei que a cara dele lembra mais uma rosca do que um pão, decidi utilizar essa denominação, mas ele não deixa de ser um pão.

Por isso, está sem ideia para o chá da tarde? Corre e prepare essa maravilha. Tenho certeza que você também ficará orgulhosa com o resultado!!!!



ROSCA SALGADA COM RECHEIO DE AZEITONAS PRETAS E TOMATE SECO

Ingredientes:

Massa:
500 g de farinha de trigo (mais um pouco para polvilhar na mesa e na massa para poder trabalhar)
1 colher (chá) de sal
20 g de fermento para pão
1 colher (sobremesa) de açúcar refinado
5 colheres (sopa) de azeite
250 ml de água morna

Recheio:
200 g de azeitona preta sem caroço e picadinha
1 vidro pequeno de tomate seco picadinho (160 g)


Modo de preparo:

Numa tigelinha, coloque o fermento para pão e o açúcar refinado e vai mexendo até que os mesmos formem uma caldinha.
Peneire a farinha e o sal numa tigela, adicione o fermento com o açúcar, o azeite e a água morna (não pode estar muito quente, é bem morninha mesmo).
Misture e sove bastante até obter uma massa lisa.
Faça uma bola com ela e deixe-a descansando numa tigela untda com óleo, até dobrar de tamanho.
Após, estique a massa com a a ajuda de um rolo e abra-a num formato de retângulo, como na foto abaixo.
Passe o azeite que vem com o tomate seco, por toda a massa para que dê um sabor especial e fique aromatizada. Na sequência, salpique as azeitonas e o tomate seco.


Pela parte mais larga, enrole a massa como um rocambole.
Aperte as pontas para fechá-las e faça um corte no meio do rocambole, por quase toda a sua extensão, deixando apenas uma ponta com cerca de uns 5 centímetros sem cortar.
Com muito cuidado para que o recheio não saia e as partes de dentro do rocambole não se solte, vá trançando as duas tiras da massa até o final.
Depois, junte as duas pontas formando uma rosca. Ajeite tomando o cuidado para o recheio fica entre as frestas da massa.
Coloque numa assadeira untada e leve ao forno préaquecido.


Asse em temperatura média (cerca de 200º C) até que esteja crescido e com aspecto dourado. É bom ir verificando porque a potência varia de forno para forno. É muito importante que ele não fique cru por dentro e nem muito tostado na parte que fica em contato com a assadeira.


Depois de assado, coloque num recipiente bem bonito para realçar ainda mais a beleza do pão e sriva quente ou frio.

É ou não é um pão lindo??? Se prepare para um aroma delicioso pela casa!!!


domingo, 26 de agosto de 2012

TORTINHA COM CHOCOLATE, MORANGO E PRALINÉ DE AMÊNDOAS



Eu sei que semana passada já tinha postado um pavê de chocolate com morango, mas, por ser temporada, eles estão num preço tão camarada que é impossível não trazer várias bandejas para casa e depois ficar olhando e pensando no que fazer com essas belezuras.

Estava decidida a fazer uma torta, mas, como tenho em mente outra torta para trazer, decidi fazer tortinhas individuais. Para dar uma incrementada, optei pelo praliné (algo que eu amo!!!!!).

Como estava em fase de testes de uma receita de profiteroles (a receita vem em breve!!), fiz alguns na versão mini (beeem mini), com cerca de 1 centímetro cada, recheei com o creme de chocolate e utilizei na decoração de alguns.

Vale lembrar que para fazer a massa da torta eu utilizei uma receita do livro que a União fez em homenagem aos seus 90 anos.

Confesso que ficou muuuuito bom!!!!!!

  


TORTINHA COM CHOCOLATE, MORANGO E PRALINÉ DE AMÊNDOAS


Massa da torta:

1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 gemas
150 g de manteiga sem sal
1 colher (sopa) raspas de limão
3 colheres (sopa) de leite

Numa tigela, misture todos os ingredientes.
Abra a massa com o rolo.
Unte as forminhas para torta de fundo removível, e forre com a massa (tanto o fundo, quanto a lateral).
Fure a massa com um garfo e asse em forno préaquecido.
Retire do forno e espere esfriar para que possa retirá-las da forma.


Creme de chocolate:

1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
200 g de chocolate ao leite picado
2 colheres (sopa) de maizena
1/2 xícara (chá) de creme de leite

Coloque 2/3 do leite numa panela juntamente com a manteiga e leve ao fogo.
Quando o leite começar a esquentar, adicione o chocolate e mexa bem para que vá derretendo.
Dissolva a maizena no restante do leite (1/3) e coloque na mistura que já está no fogo. Não pare de mexer e tome cuidado para que não empelote.
Depois que esse creme der uma cozida, desligue o fogo e acrescente o creme de leite, mexendo bem até que o mesmo se incorpore.
Quando o creme já estiver morninho, coloque sobre as tortinhas já assadas.


Praliné: 
1/2 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de amêndoas

Leve o açúcar e a água ao fogo. Mexa de vez em quando até que caramelize.
Adicione as amêndoas e mexa até que estejam envolvidas pela calda.
Coloque-as sobre o mármore untado com manteiga.
Depois que estiver frio, triture no processador e salpique sobre as tortinhas.
Obs.: Se não tiver o mármore, pode colocar sobre uma assadeira. Demora um pouquinho mais para esfriar mas também dá certo.


Agora, é só decorar !!!!



Tortinha com o creme de chocolate, morango e praliné salpicado ao redor da torta.



Na parte de baixo da tortinha coloquei o creme de chocolate e os morangos. Por cima coloquei a base que fiz com a massa da torta, mais creme de chocolate e salpiquei o praliné.




Na parte de baixo da tortinha coloquei o creme de chocolate e os morangos. Por cima coloquei a base que fiz com a massa da torta, e alguns mini profiteroles recheado com o creme de chocolate.



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FONDUE DE CHURROS


Os leitores do Divercidade sabem que uma das principais atrações gastronômicas de Campos do Jordão tem sido o Fondue de Churros (já falei sobre isso lá), servido pelo restaurante Barito. É tanto sucesso que a fila somente é encarada por quem tem muuuita disposição. Todos querem experimentar essa iguaria.

Assim, em razão do sucesso que tem feito, e da sua originalidade, me aventurei a desvendar esse prato para trazer a receita para os meus leitores. Não se questione o fato de ser parecido mas não ser igual. Nem mesmo seguindo a mesma receita, mas sendo feita por pessoas diferentes o sabor é igual, imagine nesse caso. Mesmo assim, tentei chegar o mais próximo possível e garanto que ficou delicioso. Vale muuuuito a pen!!

Então, como forma de agradecimento aos leitores da minha coluna no Divercidade (para acessá-la clique aqui), e aos leitores do blog que a cada dia tem aumentado ainda mais, apresento para vocês uma das maiores perdições gastronômicas. Resistam se puder!!!! Eu confesso que nem tentei!!!rs


FONDUE DE CHURROS
Ingredientes:

Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
2 xícaras (chá) de água
1 colher (café) de sal

Fondue:
400 g de chocolate ao leite
200 g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de conhaque


Modo de fazer:

Massa:
Coloque a água e a manteiga numa panela e leve ao fogo.
Quando a água começar a esquentar adicione o açúcar e espere ferver.

Acrescente a farinha aos poucos, mexendo bem para que não empelote.
Cozinhe bem a massa por cerca de 5 minutos, sempre mexendo para não grudar. A massa tem que estar uniforme e totalmente desgrudada na panela.



Quando estiver morna, coloque a massa num saco de confeiteiro e vá fazendo os churros no tamanho e formato desejado. Utilize o bico que quiser ou tiver.



 



Frite em óleo quente, colocando poucos churros por vez pra não correr o risco de grudarem.



Fondue:
Coloque no aparelho de fondue aceso (ou numa panelinha que depois deverá ser levada ao fogão), o chocolate ao leite e o meio amargo picados, o creme de leite e o conhaque. Misture tudo e continue mexendo enquanto o chocolate derrete, os ingredientes se incorporem virando um creme, e fique bem quente. Tome muito cuidado para que não comece a grudar no fundo.

Se for feito no aparelho de fondue abaixe a chama ou desligue, e volte a acender quando o creme começar a esfriar. Mergulhe o churros no fondue e saboreie essa delícia!!!!

 

RISOTO DE ALHO PORÓ, CHAMPIGNON E CREAM CHEESE



Quer fazer algo delicioso, rápido e com a cara da riqueza?? Aposte no risoto e você encontrará tudo isso e muito mais. Independente do sabor, o risoto garante sempre um charme a mesa e trás a impressão de que você arrasa na cozinha. É claro que para um bom risoto algumas diquinhas devem ser observadas, mas, não se preocupe e nem pense que sua chance de impressionar foram por água abaixo. Hoje é seu dia de sorte e trouxemos tudo isso pra você!!! =D

Ontem, ao fazer essa receita, decidi utilizar alguns ingredientes que estavam de bobeira na minha geladeira. ODEIO desperdício e acho que isso só ocorre quando não existe imaginação. Por isso, utilizei o vidro de champignon que já estava aberto, o cream cheese que sobrou de outra receita, e outras coisinhas mais. Posso garantir que o resultado foi um risoto com sabor suave e ao mesmo tempo saboroso.

É claro que você pode comprar os ingredientes necessários para seguir a receita a risca. Mas, também pode inovar e criar seu próprio risoto. De qualquer forma, aí está a receita que eu preparei e as dicas que são essenciais.

Arrisque e deixe todos de boca aberta com seus "dotes de chef de cozinha"!!!rs



RISOTO DE ALHO PORÓ, CHAMPIGNON E CREAM CHEESE


Ingredientes:
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de alho poró bem picadinho
1/2 cebola em quadradinhos
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 xícara (chá) de vinho branco
1 litro de caldo de legumes caseiro
1 e 1/2 xícara (chá) de champignon fatiado
100 g de cream cheese
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado


Modo de preparo:
Numa panela aqueça o caldo de legumes e em outra panela coloque uma colher de manteiga e o azeite.

Assim que a manteiga derreter, adicione o alho poró e a cebola, e refogue até esta ficar transparente. Muito cuidado para não deixar a cebola tostar.

Adicione o arroz e o sal e frite um pouco. Em seguida coloque o vinho e, sem parar de mexer, aguarde o vinho evaporar.

Após, vá acrescentando a água (tem que estar quente) aos poucos, e todo o champignon. Para garantir um bom risoto, é aconselhado colocar um pouco, esperar começar a secar para só depois ir colocando mais. Seguir esse procedimento até o final.

Observações para essa etapa:
Muito cuidado para que não grude no fundo da panela.
Ir experimentando aos poucos pois o arroz deve ficar "al dente".
A água tem que ser o suficiente para ficar umedecido, cremoso, mas não pode ter muito líquido. (lembre-se que é risoto, e não sopa!!rs)

Quando chegar no ponto, desligue e retire do fogão. Se continuar em cima da chama em que preparou, o calor fará com que continue cozinhando.

Acrescente o restante da manteiga, o cream cheese e o parmesão e mexa até que os ingredientes fiquem incorporados ao arroz.

Agora é só arrumar de forma bem bonita e arrasar no jantar!!! =D










quarta-feira, 22 de agosto de 2012

SFINCIONE




A culinária italiana é uma das minha preferidas, aliás, A PREFERIDA, e ao contrário do que muita gente imagina, ela vai muito além de macarrão e pizza. Ela tem doces divinos, antepastos, muita receita com berinjela, fogazza, polenta, risotos, bruschettas, polpettone, carpaccio, diversos tipos de pães que são de comer rezando, e muito mais.

Desde criança sou apaixonada por fogazza. É algo que como, como, como e não enjôo, pelo contrário, gosto cada vez mais. Principalmente agora que aprendi a fazer e a cada preparo tento me aperfeiçoar ainda mais!! Essa receita é tão maravilhosa que se tornará um post.
Mas, tenho que confessar que dia desses experimentei algo que também conquistou e muuito meu coração. Sabe aquela comida que, quando você experimenta, te faz pensar como pôde viver até hoje sem esse sabor, e que depois de um tempo você percebe que não consegue parar de comer e se pergunta porque teve a ideia de experimentar isso?? Pois bem, essa comida existe e tem nome chique: Sfincione!!!!

Encontrei essa maravilha num site que sigo e amo de paixão, já que as receitas são veganas, sem ovo ou lactose, e são deliciosas. O
Chubby Vegan, é comandado pela Nathalia e, conforme a própria descrição "é um site voltado para a área de gastronomia e culinária vegana de qualidade". Acha que as maravilhas do site param por aí? De jeito nenhum!! Além de fornecer essa receitas incríveis, a Nathália também vende diversos produtos sem qualquer resquício de ingredientes de origem animal. Vale a pena conferir e se deliciar!!!


Voltando ao Sfincione, conforme explicação da Nathalia, ele "é um pão super tradicional da Sicília (sul da Itália), a maior ilha do mar mediterrâneo. Na Sicília, você pode encontrar este pão em feiras, igual encontramos pastéis aqui no Brasil (sinceramente eu prefiro o Sfinciune porque pastel me dá azia e eu não sou muito fã). Normalmente ele é feito na noite de natal e ano novo nas casas das famílias. Na Itália, há duas coisas muito importantes, que sempre devem ser respeitadas em qualquer situação: tradição e os melhores e mais frescos ingredientes. Leve isso em consideração nesta receita e você terá um delicioso, belo, macio e perfumado pão! (...) Este pão é uma “releitura” da pizza Napolitana. A original leva alho em filetes bem finos, anchovas, tomate cortado ao meio, queijo caciocavallo, orégano desidratado e MUITO azeite de oliva da melhor qualidade."

Estão ansiosos para colocar a mão na massa e sentir o cheirinho de azeite invadindo sua cozinha? Então corre preparar essa delícia. Tenho certeza que você também não vai mais conseguir viver sem ele!!!!


SFINCIONE


Ingredientes da massa:
500g de farinha de trigo
25g de fermento biológico fresco
1 1/4 xícara (chá) de água morna (300ml)
1 colher (sopa) de sal (10g)
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva (50ml)

Modo de preparo:
Dissolva o fermento em um pouco da água indicada nos ingredientes.
Coloque em um bowl a farinha e o fermento, vá colocando a água restante aos poucos e sove. Adicione o azeite de oliva e sove mais um pouco. Por último, adicione o sal.
Trabalhe a massa na bancada, polvilhando um pouco de farinha de trigo. A massa é bastante grudenta, conforme ela é trabalhada, começa a desgrudar das mãos e da bancada.
Sove por cerca de 10-15 minutos até ficar lisa e macia.
Coloque um pouco de azeite de oliva no fundo do bowl, coloque a massa e deixe fermentar até que dobre de tamanho (cerca de 30-40 minutos).
Coloque bastante azeite de oliva em uma forma retangular alta. Aperte a massa, para que ela perca todo o ar e arrume na forma, espalhe um pouco a massa com as mãos. Deixe descansar até que dobre de tamanho.


Ingredientes do recheio:
360 g de tomate sweet grape (eu utilizei os tomates que tinha em casa)
300 g de queijo mussarela (eu adicionei por conta)
10 dentes de alho
Orégano desidratado a gosto
Azeite de oliva a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo:
Lave bem e corte os tomates ao meio. Coloque um pouco de sal, misture bem e deixe sorar em uma peneira. Reserve.
Corte o alho em finas lâminas. Reserve.


Montagem e finalização:
Após a massa dobrar de tamanho, pré aqueça o forno em 200C.
Para montar o recheio do sfincione, siga a seguinte ordem: alho, mussarela, tomate, orégano e sal a gosto. Regue com bastante azeite de oliva.
Leve ao forno por 20-25 minutos, até que a massa fique dourada e os tomates levemente desidratados.
Deixe esfriar um pouco antes de cortar.





MANGIA CHE TE FA BENE!!!!