Se eu fosse para uma ilha deserta e pudesse levar apenas um tipo de comida, sem dúvida nenhuma a escolhida seria o macarrão. Eu amo macarrão em todas as suas formas, temperaturas, acompanhamentos.. enfim, não consigo viver sem. Ainda mais quando é macarrão caseiro. Aí minha filha, o caldo entorna um pouco mais, porque parece que essa maravilha derrete na boca e comer pouco é algo impossível. Mais difícil do que encontrar político honesto. Sentiu o drama???rs
Bom, não é a toa que, dentre tantos tipos de comida, eu escolhi comercializar o macarrão. Sim, apesar de advogada, não consigo ficar longe da cozinha e faço macarrão, canelone, ravioli e tudo mais para vender. Antes que me façam novamente a mesma pergunta, não estou falida e direito continua dando dinheiro!!!!rs Mas, infelizmente, com a atual situação da Justiça, não tenho tido muito prazer em advogar. Além disso, acho que dinheiro é bom mas não é tudo na vida.
Como consigo levar as duas profissões simultaneamente, assim vou seguindo feliz da vida. Se um dia a culinária conseguir me manter, não tenha dúvida de que a escolha será essa. Talvez me falte a coragem de arriscar, mas, prefiro dar um passo de cada vez em solo firme. Amanhã posso mudar totalmente de opinião, mas, por enquanto, minha vida funciona assim.
Nossa, hoje acordei falando pouco, né?!rs Vamos voltar ao foco desse post: macarrão. Foco Samanta, foco!!!!
Como apaixonada pela culinária italiana, amo tudo (ou quase tudo) que faz parte dela, e o antepasto de berinjela não fica de fora. Muito pelo contrário, tenho sempre na geladeira e uso como acompanhamento para praticamente tudo: torrada, pão, arroz, polenta, macarrão, e por aí vai.
Por isso, o post de hoje vem com duas receitas: de macarrão caseiro e de antepasto de berinjela. Na foto acima eu coloquei apenas esses dois ingredientes, mas nas fotos abaixo, você poderão ver que cada vez incremento de um jeito.
Depois me digam se essa mistura é ou não é fantástica.
Ah, se quiser experimentar mas não quiser fazer, encomende de mim!!!rs
MACARRÃO CASEIRO
Ingredientes:
200 g de farinha
2 ovos
1 fio de azeite
sal
Modo de preparo:
Peneire a farinha num mármore ou mesmo numa tigela.
Abra um buraco no meio e acrescente os ovos batidos com o azeite e o sal.
Aos poucos, vá puxando a farinha para o centro, mexendo até começar a formar uma massa. Continue esse procedimento até que essa mistura esteja toda integrada. Se estiver pegajosa, pode acrescentar mais farinha, mas normalmente não há necessidade.
Numa base enfarinhada, trabalhe bem a massa comprimindo-a, utilizando a palma da mão, até formar uma bola.
Cubra a massa e deixe descansar por 1 hora.
Depois da massa ter descansado, começa o preparo do macarrão.
Corte a massa em 3 partes e comece a trabalhar separadamente cada uma delas.
Se tiver a máquina de macarrão, enfarinhe levemente o cilindro e comece a passar uma das partes do macarrão pelos rolos da máquina no ponto mais largo.
Dobre a massa em 3 ou 4 partes e passe novamente. Repita esse procedimento por cerca de 5-6 vezes. Se a massa estiver grudando, salpique farinha. Esse trabalho é necessário para que a massa fique elástica.
Vá apertando os rolos progressivamente e repetindo o mesmo trabalho até que chegue no ponto da espessura desejada.
No caso de não ter a máquina, pode utilizar o rolo de macarrão. O importante é que a massa fique fina e esticada. Vai dar mais trabalho, mas também dá certo.
Depois é só passar pelo cilindro que corta a massa, tomando cuidado para não partir ou enroscar na máquina.
Se não tiver esse cilindro, pode enrolar a massa e, com uma faca cortar na espessura desejada. Depois de cortada, desenrola e coloca para secar.
Repita todo o trabalho com o restante da massa.
Se tiver o varal próprio para massas, pode colocar o macarrão nele para secar.
Se não tiver, não tem problema. Estique o macarrão em assadeiras polvilhadas com farinha e só retire depois que secarem.
Depois que a massa estiver seca, é só cozinhar em água e sal. Não utilizar óleo ou azeite porque esses produtos criam uma película na massa, impedindo que o molho chegue até ela e proporcione um sabor ainda melhor.
Tomar muito cuidado porque o macarrão caseiro cozinha rapidamente e o ponto correto é o al dente, senão o sabor da massa fica sem graça.
Depois de cozinhar é só escorrer e colocar o molho desejado. Não jogar água fria sobre o macarrão cozido.
ANTEPASTO DE BERINJELA
Ingredientes:
2 berinjelas grandes
2 pimentões verdes
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 cebola fatiada bem fininha
20 dentes de alho sem casca, fatiados
1 xícara (chá) de azeitona preta picadinha
1/2 xícara (chá) de vinagre branco
1 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de sal
1/4 xícara (chá) de orégano
pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Pique a brinjela em quadradinhos e deixe de molho numa tigela com água e sal.
Retire as sementes e a parte branca (interna) de todos os pimentões e pique em quadradinhos pequenos.
Pique os demais ingredientes conforme especificado acima.
Escorra as berinjelas e misture com os pimentões, a cebola, o alho e a azeitona preta e acomode-os numa assadeira.
A parte, faça um molho com o azeite, o vinagre, a água, o açúcar, o sal, o orégano e a pimenta do reino. Misture tudo e coloque por cima dos ingredientes que já estão na assadeira.
Leve ao forno e asse em temperatura de 220º C por cerca de 1 hora e 45 minutos. Durante o período em que estiver no forno, mexa de vez em quando para que os temperos vá agregando em todos os vegetais e estes assem por igual.
Depois que assar, retire do forno. Espere esfriar e guarde na geladeira.
Aqui eu fiz um molho de tomate com uns tomates confits que eu tinha na geladeira. Foi coisa rápida.
Usei o próprio azeite do tomate para dar uma douradinha nas cebolas (usei cebola em conserva cortada em rodelas), acrescentei os tomates confits e, utilizando o amassador de batatas, desfiz os tomates.
Quando o molho já estava quase pronto, coloquei o antepasto, mexi e desliguei.
No prato, coloquei o macarrão, o molho, e salpiquei ricota esfarelada.
Esse macarrão foi máis fácil ainda.
Coloquei o macarrão, o antepasto, algumas rodelas de cebola em conserva e bolinhas de mussarela.
Não tem segredo e fica muito bom!!!!!