A culinária italiana é uma das minha preferidas, aliás, A PREFERIDA, e ao contrário do que muita gente imagina, ela vai muito além de macarrão e pizza. Ela tem doces divinos, antepastos, muita receita com berinjela, fogazza, polenta, risotos, bruschettas, polpettone, carpaccio, diversos tipos de pães que são de comer rezando, e muito mais.
Desde criança sou apaixonada por fogazza. É algo que como, como, como e não enjôo, pelo contrário, gosto cada vez mais. Principalmente agora que aprendi a fazer e a cada preparo tento me aperfeiçoar ainda mais!! Essa receita é tão maravilhosa que se tornará um post.
Mas, tenho que confessar que dia desses experimentei algo que também conquistou e muuito meu coração. Sabe aquela comida que, quando você experimenta, te faz pensar como pôde viver até hoje sem esse sabor, e que depois de um tempo você percebe que não consegue parar de comer e se pergunta porque teve a ideia de experimentar isso?? Pois bem, essa comida existe e tem nome chique: Sfincione!!!!
Encontrei essa maravilha num site que sigo e amo de paixão, já que as receitas são veganas, sem ovo ou lactose, e são deliciosas. O
Chubby Vegan, é comandado pela Nathalia e, conforme a própria descrição "é um site voltado para a área de gastronomia e culinária vegana de qualidade". Acha que as maravilhas do site param por aí? De jeito nenhum!! Além de fornecer essa receitas incríveis, a Nathália também vende diversos produtos sem qualquer resquício de ingredientes de origem animal. Vale a pena conferir e se deliciar!!!
Voltando ao Sfincione, conforme explicação da Nathalia, ele "é um pão super tradicional da Sicília (sul da Itália), a maior ilha do mar mediterrâneo. Na Sicília, você pode encontrar este pão em feiras, igual encontramos pastéis aqui no Brasil (sinceramente eu prefiro o Sfinciune porque pastel me dá azia e eu não sou muito fã). Normalmente ele é feito na noite de natal e ano novo nas casas das famílias. Na Itália, há duas coisas muito importantes, que sempre devem ser respeitadas em qualquer situação: tradição e os melhores e mais frescos ingredientes. Leve isso em consideração nesta receita e você terá um delicioso, belo, macio e perfumado pão! (...) Este pão é uma “releitura” da pizza Napolitana. A original leva alho em filetes bem finos, anchovas, tomate cortado ao meio, queijo caciocavallo, orégano desidratado e MUITO azeite de oliva da melhor qualidade."
Estão ansiosos para colocar a mão na massa e sentir o cheirinho de azeite invadindo sua cozinha? Então corre preparar essa delícia. Tenho certeza que você também não vai mais conseguir viver sem ele!!!!
SFINCIONE
Ingredientes da massa:
500g de farinha de trigo
25g de fermento biológico fresco
1 1/4 xícara (chá) de água morna (300ml)
1 colher (sopa) de sal (10g)
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva (50ml)
Modo de preparo:
Dissolva o fermento em um pouco da água indicada nos ingredientes.
Coloque em um bowl a farinha e o fermento, vá colocando a água restante aos poucos e sove. Adicione o azeite de oliva e sove mais um pouco. Por último, adicione o sal.
Trabalhe a massa na bancada, polvilhando um pouco de farinha de trigo. A massa é bastante grudenta, conforme ela é trabalhada, começa a desgrudar das mãos e da bancada.
Sove por cerca de 10-15 minutos até ficar lisa e macia.
Coloque um pouco de azeite de oliva no fundo do bowl, coloque a massa e deixe fermentar até que dobre de tamanho (cerca de 30-40 minutos).
Coloque bastante azeite de oliva em uma forma retangular alta. Aperte a massa, para que ela perca todo o ar e arrume na forma, espalhe um pouco a massa com as mãos. Deixe descansar até que dobre de tamanho.
Ingredientes do recheio:
360 g de tomate sweet grape (eu utilizei os tomates que tinha em casa)
300 g de queijo mussarela (eu adicionei por conta)
10 dentes de alho
Orégano desidratado a gosto
Azeite de oliva a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo:
Lave bem e corte os tomates ao meio. Coloque um pouco de sal, misture bem e deixe sorar em uma peneira. Reserve.
Corte o alho em finas lâminas. Reserve.
Montagem e finalização:
Após a massa dobrar de tamanho, pré aqueça o forno em 200C.
Para montar o recheio do sfincione, siga a seguinte ordem: alho, mussarela, tomate, orégano e sal a gosto. Regue com bastante azeite de oliva.
Leve ao forno por 20-25 minutos, até que a massa fique dourada e os tomates levemente desidratados.
Deixe esfriar um pouco antes de cortar.
Fonte: Site Chubby Vegan
MANGIA CHE TE FA BENE!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário