quinta-feira, 30 de agosto de 2012

POLENTA PASTICCIATA


A polenta pasticciata tradicional nada mais é do que a polenta colocada sobre uma tábua, nivelada para que fique mais fina, e coberta com um molho de carnes e tomates.

Eu adoro polenta e, desde que não contenha carne, como ela de qualquer jeito, fria, quente, frita, assada... É polenta? Então deixa comigo!!!

Folheando um livro de receitas italianas, vi a polenta pasticciata feita de outra forma. A massa é espalhada em assadeiras para que fique fina, depois é cortada em pedaços e para servir monta em camadas de determinado molho e de polenta.

Adorei a ideia e lá fui eu inventar o meu molho e criar a minha própria polenta pasticciata. Eu fiz o molho com tomates, molho de tomate e ricota, mas ele pode ser feito de acordo com o que você tem em casa e com o seu paladar.

Além de muito saborosa, já que tem a camada de molho entre as camadas de polenta, achei que ficou um mimo. Solte a "mamma" que existe dentro de você e corre pra cozinha fazer essa delícia italiana. Aproveita e convida os familiares para um belo jantar. Acho que comidas assim ficam ainda mais gostosas quando entramos no clima.. casa cheia, um bom vinho, muita conversa e muita risada!!!


POLENTA PASTICCIATA

Polenta

Ingredientes:
1 e 1/2 de água com caldo de legumes (eu coloquei 2 copos americanos de caldo de legumes caseiro mais concentrado e o restante de água)
400 g de fubá
1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo:
Coloque a água numa panela grande e leve ao fogo.
Acrescente o sal e quando a água começar a ferver despeje o fubá lentamente, mexendo bem para que não empelote. Eu gosto de fazer esse processo com o fouet e somente quando está ficando mais mais grosso que utilizo uma colher. Acho que com o fouet é mais fácil de dissolver o fubá e não empelotar, mas pode utilizar o que preferir.
Depois que o fubá estiver bem dissolvido, cozinhe a polenta por cerca de 10 minutos, sem deixar de mexer para que não grude.
Quando estiver uniforme, lisa e cozida, desligue o fogo e coloque sobre uma assadeira bem grande e molhada, espalhando bem para que fique uma camada fina.
Reserve. Após esfriar ficará dura e pronta para ser cortada.


Molho

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
4 dentes de alho amassados
4 tomates sem sementes picados em quadradinhos
1 lata de molho de tomate
1 xícara (chá) de água
1 colher (sobremesa) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de ricota esfarelada
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Doure a cebola e o alho no azeite.
Acrescente os tomates picados e refogue.
Quando estiverem macios acrescente o molho de tomate, a água e o açúcar. Deixe aferventar até que fique encorpado.
Coloque o sal e a pimenta do reino a gosto. Adicione a ricota esfarelada, mexa bem para que os ingredientes se incorporem e desligue.
Corte a polenta em quadrados ou no formato que quiser.
Monte o prato intercalando o molho e as fatias de polenta.
Leve ao forno para esquentar e sirva. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário