quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ROCAMBOLE DE BRÓCOLIS COM RECHEIO DE CREAM CHEESE, MUSSARELA E TOMATE



Eu amo comer bem!!! Essa história de saladinha definitivamente não faz parte da minha vida. Não que eu não coma salada.. até como, quando ela vem com molhos maravilhosos, temperos incríveis, mas, confesso que não está nas minhas prioridades. Eu sei que essa confissão é muito feia, mas eu juro que já tentei de todas as formas adptar meu paladar mas não teve jeito. Nesse ponto invejo meu sobrinho (inveja branca, claro), faz careta quando experimenta chocolate, e fica doido quando vê um prato de cenoura, batata doce e beterraba cozidos no vapor!!! É lindo de ver!!!!

Bom, como também não vejo muita graça nos vegetais cozidos, vasculho os livros e a internet atrás de receitas que utilize esses ingredientes de forma saudável e apetitosa. E posso garantir que as possibilidades são muitas, o que me deixa muito, mas muito feliz!!!

No final de semana, mexendo nos meus livros de receita, me deparei com um antiguinho que estava meio esquecido, o "Dieta Vegetariana de Baixo Carboidrato", e desde que vi essa receita minha mente não conseguiu pensar em outra coisa. Eu tinha que testar e ver se esse rocambole, sem qualquer tipo de farinha daria certo. E não é que a massa ficou linda?? Consegui montar o rocambole e a surpresa maior veio quando experimentamos... ficou divino!! Por isso, é claro que tinha que compartilhar com vocês.

Óbvio que fiz algumas adaptações e como não tinha espinafre em casa (como recomendava a receita), utilizei brócolis.

Essa receita pode ser utilizada por celíacos, já que é 100% livre de glúten!!!

Espero que gostem!!! É uma receita saudável, deliciosa e fica linda!!!



ROCAMBOLE DE BRÓCOLIS COM RECHEIO DE CREAM CHEESE, MUSSARELA E TOMATE

Ingredientes do rocambole:
400 g de brócolis
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
4 ovos (claras e gemas separadas)
5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino
noz moscada, pimenta do reino e sal a gosto

Ingredientes para o recheio:
3/4 do pote de cream cheese
300 g de mussarela ralada (ralo grosso)
2 tomates em rodelas bem fininhas (sem semente)
orégano a gosto


Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 200º C. Forre uma forma de 23x33 cm com papel manteiga, deixando uma sobra nas laterais.

Coloque o brócolis numa panela com um pouquinho de água e cozinhe até que os mesmos fiquem macios. Após, escorra, pressionando bastante para tirar o máximo de água dos mesmos. Devem ficar o mais sequinho possível.

Pique o brócolis grosseiramente e, juntamente com a manteiga, as gemas, 2 colheres do parmesão ralado e os temperos (noz moscada, pimenta do reino e sal) bata num processador até obter um purê.

Bata as claras em neve. Após, acrescente o purê de brócolis e misture levemente, sem bater.

Despeje essa mistura sobre a assadeira já preparada como papel manteiga, nivele bem a massa e salpique o restante do parmesão.



Asse por cerca de 10 a 12 minutos. A massa deve estar firma mas não pode estar muito dura, pois nesse caso você terá dificuldades de montar o rocambole depois.

Retire do forno e coloque essa massa (com a parte do parmesão para baixo) sobre outro papel manteiga. Após, desenforme, retirando o papel que permaneceu durante o período do forno.

Espalhe o crem cheese (em temperatura ambiente, para ficar mais mole) por toda a massa, salpique a mussarela ralada, coloque as fatias de tomate e finalize com o orégano.



Enrole a massa com cuidado para não quebrar, utilizando o papel manteiga como apoio, e decore como preferir. Eu utilizei rodelas de tomate, cream cheese e pimenta biquinho. Bom apetite!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário