segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ROSCA SALGADA COM RECHEIO DE AZEITONAS PRETAS E TOMATE SECO



Desde que eu comprei um livro de pães minha vida nunca mais foi a mesma. Cada receita que eu vejo me enlouquece e não sai da minha cabeça até que eu faça a dita cuja. E olha que é cada pão que não dá pra acreditar... tira o sono de toda pessoa que, como eu, é fanática por massa.

Eu amo azeitona preta e fazer um pão com que levasse tal ingrediente era minha missão nesse final de semana que acabou. Para aguçar ainda mais a vontade de "por a mão na massa", vi um livro que ensinava a fazer esse trançado e aí não teve jeito, coloquei meu plano em ação.

Para incrementar ainda mais, resolvi utilizar um vidrinho de tomate seco e usei o azeite que vem junto para perfumar a massa. Conclusão, o resultado foi muito melhor do que eu esperava.

O pão ficou lindo (sei que auto elogio é feio, mas fiquei tão orgulhosa que não tenho como deixar de falar...rs) e muuito saboroso. Sem contar que é muito fácil de fazer.

Como achei que a cara dele lembra mais uma rosca do que um pão, decidi utilizar essa denominação, mas ele não deixa de ser um pão.

Por isso, está sem ideia para o chá da tarde? Corre e prepare essa maravilha. Tenho certeza que você também ficará orgulhosa com o resultado!!!!



ROSCA SALGADA COM RECHEIO DE AZEITONAS PRETAS E TOMATE SECO

Ingredientes:

Massa:
500 g de farinha de trigo (mais um pouco para polvilhar na mesa e na massa para poder trabalhar)
1 colher (chá) de sal
20 g de fermento para pão
1 colher (sobremesa) de açúcar refinado
5 colheres (sopa) de azeite
250 ml de água morna

Recheio:
200 g de azeitona preta sem caroço e picadinha
1 vidro pequeno de tomate seco picadinho (160 g)


Modo de preparo:

Numa tigelinha, coloque o fermento para pão e o açúcar refinado e vai mexendo até que os mesmos formem uma caldinha.
Peneire a farinha e o sal numa tigela, adicione o fermento com o açúcar, o azeite e a água morna (não pode estar muito quente, é bem morninha mesmo).
Misture e sove bastante até obter uma massa lisa.
Faça uma bola com ela e deixe-a descansando numa tigela untda com óleo, até dobrar de tamanho.
Após, estique a massa com a a ajuda de um rolo e abra-a num formato de retângulo, como na foto abaixo.
Passe o azeite que vem com o tomate seco, por toda a massa para que dê um sabor especial e fique aromatizada. Na sequência, salpique as azeitonas e o tomate seco.


Pela parte mais larga, enrole a massa como um rocambole.
Aperte as pontas para fechá-las e faça um corte no meio do rocambole, por quase toda a sua extensão, deixando apenas uma ponta com cerca de uns 5 centímetros sem cortar.
Com muito cuidado para que o recheio não saia e as partes de dentro do rocambole não se solte, vá trançando as duas tiras da massa até o final.
Depois, junte as duas pontas formando uma rosca. Ajeite tomando o cuidado para o recheio fica entre as frestas da massa.
Coloque numa assadeira untada e leve ao forno préaquecido.


Asse em temperatura média (cerca de 200º C) até que esteja crescido e com aspecto dourado. É bom ir verificando porque a potência varia de forno para forno. É muito importante que ele não fique cru por dentro e nem muito tostado na parte que fica em contato com a assadeira.


Depois de assado, coloque num recipiente bem bonito para realçar ainda mais a beleza do pão e sriva quente ou frio.

É ou não é um pão lindo??? Se prepare para um aroma delicioso pela casa!!!


2 comentários:

  1. O pao nao eh soh lindo nao, eh DELICIOSO!!!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa isso é d++++++++++++++++++++++++++++++++++=
    sou uma cozinheira nata e amo esse jeito de se expressar com relação as coisas de cozinha.
    abraços.

    ResponderExcluir