sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PIZZA DE MASSA DE BATATA (RECEITA VEGANA)


Para entrar no clima do final de semana, trouxe para vocês uma receita que testei e adorei. Quando fizemos foi uma verdadeira festa porque até meu sobrinho de 2 anos decidiu entrar na farra e fazer sua própria pizza. Ele ajudou a sovar a massa (do jeito dele, claro!!rs), esticou com o pau de macarrão (ou pelo menos tentou...) e depois colocou os ingedientes que ele queria. Essas duas mini pizzas são as deles. Depois disso, ele não pode mais me ver que fala: "Titia, vamu fazê pitissa??".

Por isso que a culinária me encanta tanto, ela sempre proporciona momentos únicos que ficam pra sempre em nossa memória. São lembranças que não se apagam e acalentam o nosso coração.

Quando decidi que faria a pizza, a primeira receita que lembrei foi a com massa de batata que vi no site da nutricionista Priscila Di Ciero. Aliás, a Pri tem um site super bacana que é constantemente atualizado. Quem quiser saber mais sobre o trabalho dela, ou mesmo ler matérias interessantíssimas, acesse o site.

A Pri é uma profissional de primeira e sabe muuuito. Ela tem trabalhos espefícos para determinados tipos de alimentação e na consulta explica tuuuudo!! Quando a pessoa sabe o que faz, a história é outra!!! Indico de olhos fechados!!!

Para saber mais sobre ela, copiei a descrição que consta no site dela: "Minha atuação é bastante diversificada. As dietas que desenvolvo podem ser focadas em estética, alergias alimentares, ansiedade e compulsão, reeducação alimentar de crianças e adolescentes, emagrecimento saudável ou diabetes. Entre meus clientes, há pessoas com necessidades bastante específicas, como atletas, hipertensos, gestantes, vegetarianos e idosos."

Por isso, decidi repassar na íntegra a receita dela. Não alterei nada e apenas o recheio foi feito de acordo com o paladar de cada um. Sim.. os ingredientes ficaram em potinhos em cima da mesa e cada um montava a sua. POsso garantir que é diversão na certa.

Para acessar o link da receita diretamente no site, clica aqui.


PIZZA DE MASSA DE BATATA

Ingredientes:

250 g de farinha de trigo
2 batatas grandes cozidas e amassadas
15 g de fermento para pão
1 colher (sobremesa) de açúcar orgânico
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de água morna
3 colheres (sopa) de azeite


Modo de preparo:

Obs: Para que a batata não fique aguada e não atrapalhe a textura da massa, eu prefiro cozinhar a batata no microondas. Descasco e corto em quadrados médios, coloco num saquinho de plástico mais grosso, faço alguns furos nele e coloco no microondas por cerca de 12 a 15 minutos.
Quando vejo que está macia, já amasso até que vire um purê.
Quando a batata é cozida na panela de pressão, ela acaba juntando água e para atingir o ponto necessita de mais farinha, o que acaba deixando a massa mais pesada.

Dissolver o fermento no açúcar com auxílio de uma colher.
Misturar o azeite, a água e coloque as batatas, misturando e colocando a farinha aos poucos, com a mão mesmo.
Acrescente o sal, sove a massa e até ficar uma massa enxuta, porém, bem macia.
Deixar crescer dentro de um recipiente, coberta com pano, até quase dobrar de volume.
Dividir a massa em 2, abra o disco com auxilio de um rolo, colocar em uma assadeira de pizza (sem untar), fure a massa com um garfo e levar em forno pré-aquecido bem quente (pode ser forno elétrico).
Ao sair do forno, deixe esfriando a massa em cima de uma grade, para que ela possa esfriar toda por inteiro e ficar mais crocante.
Somente depois de previamente assado, coloque o molho de tomate (preferencialmente caseiro), acrescente os ingredientes que desejar e volte ao forno.

Rendimento: 2 unidades


Dica: Você pode substituir 100g da farinha de trigo por farinha de trigo integral.

A massa é vegana e o recheio pode ser decidido com o gosto e o paladar de cada um. Abaixo, segue as fotos das pizzas que fizemos!!!





Mussarela ralada, um pouquinho de palmito em pedaços, azeitona verde picadinha, tomate fatiado sem semente, muito orégano e um pouquinho de queijo prato



Antepasto de berinjela (receita aqui), ricota esfarelada, um pouco de mussarela ralada, azeitona verde picadinha e muito orégano).



Mussarela ralada, pepperoni fatiado e queijo prato ralado.




Um tanto de mussarela ralada, muuito palmito picado, bastante milho, azeitona verde picadinha e orégano. Essas são as mini pizzas do meu sobrinho e tudo o que ele ía colocando eu falava que já estava bom, ele dizia: "Só mais um poquinho tia. Prá ficar gostoso!!" Como recusar um pedido desses???
Conclusão: a massa se perdeu no recheio!!!!rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário