terça-feira, 21 de agosto de 2012

PÃO-DE-LÓ DE LARANJA E CANELA (vegan)



Sabe aquela receita que é tão, mas tão fácil, que você deixa de fazer pois não acredita que vai dar certo?? Pois bem, essa receita existe, funciona, e imediatamente se torna figurinha obrigatória no dia a dia.

Eu amo café, e por isso amo esses bolos simples e sem qualquer recheio. Entre meus preferidos estão o de laranjá, de fubá, de limão e aquele que costumamos chamar de "bolo bolo", ou seja, sem nada de diferente, mas que é tão fofo, tão aconchegante de comê-lo, que não tem como não gostar.


Talvez muita gente não saiba mas sou vegetariana, e uma das minha grandes descobertas foi um livro chamado "Cozinhando sem Crueldade", da Ana Maria Curcelli.

É um livro repleto de receitas deliciosas (já testei várias), com ingredientes que normalmente temos em casa e fáceis de fazer.

Independentemente da escolha alimentar de cada um, as receitas desse livro utilizam produtos saudáveis e, portanto, pode ser utilizado por todos aqueles que se preocupam com a saúde e querem se alimentar bem.

Se alguém quiser saber mais sobre o livro, ou mesmo adquirí-lo, acesse o site Culinária Vegetariana. Sem contar que o preço é muito amigo.

Folheando esse livro atrás de algum bolo, me deparei com essa receita incrível. Não necessita de batedeira ou de qualquer outro utensílio especial. Basta ter em mãos um bowl ou qualquer outra vasilha, e uma colher para misturar bem. Fácil, né?! E vamos combinar, receita prática e pouca louça para lavar realmente é um presente dos deuses!!!

Eu já fiz essa receita dezenas de vezes. Meu sobrinho ama de paixão. Não pode me ver que pergunta se eu fiz o bolo dele. E, cada vez que um sai do forno é uma festa, com direito a parabéns e tudo!!!

Em junho, tirei a ideia de um blog que não me recordo o nome agora, e fiz bandeirinhas para decorar o bolo. Ele amou ainda mais!!!!

Ah, olhando essa foto já lembrei de postar uma dica importante: evite colocar a massa do bolo numa forma muito grande, porque aí acontece o que aconteceu nessa foto acima, o bolo fica baixinho. E, bolos como esse, ficam ainda mais gostosos quando ficam altos e fofos.

Vamos a receita que eu utilizo. Dei uma leve adaptada para torná-la ainda mais saudável e faço sem o glacê que o livro trás.

PÃO-DE-LÓ DE LARANJA E CANELA

Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato em pó
1 e 1/2 xícara (chá) de suco de laranja natural
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (café) bem rasa de canela em pó (se não gostar pode tirar)

Modo de preparo:
Coe o suco de laranja, retirando todas as sementes e reserve.
Misture em uma vasilha todos os ingredientes secos e, após, junte a eles o suco de laranja e o óleo, misturando bem até obter uma massa homogênea.
Coloque em umam forma de buraco no meio, untada com óleo e enfarinhada, e leve para assar no formo a 210ºC, por cerca de 30 a 40 minutos. O tempo depende muito do forno, por isso é bom ficar de olho e fazer o famoso teste do palito.
Depois de assado, é só esperar esfriar, desenformar e saborear. Ou pode comer quente mesmo, já que o cheirinho é delicioso e fica difícil resistir!!!rs




2 comentários:

  1. Hummmmmmmmmmmm, quem saiba dessa vez eu acerte. Já tentei fazer bolo. Saiu solado, meio pudim, mas bolo, bolo, não saiu mesmo. Quem sabe com pão de ló eu acerte né. Beijuuuuu. Ah! Adorei seu blog. Vou t seguir tá. E compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Goga, esse bolo é muito fácil!! Você vai conseguir sim, tenho certeza!!! Depois me conta se gostou! Fiquei muito feliz com sua visita, se tiver face nos acompanhe por lá também (http://www.facebook.com/ARealidadeDaCozinha?ref=hl). Beijo

      Excluir