quarta-feira, 5 de setembro de 2012

EMPADINHA NA XÍCARA


Fiquei enlouquecida quando me deparei com receitas que utilizavam xícaras como recipiente para ir ao forno. Achei extremamente mimoso. Muito fofo mesmo!!! E é lógico que eu não via a hora de colocar em prática essa ideia tão cheia de amor. O único problema é que para ir ao forno as xícaras tem que ser mais resistentes, numa quantidade razoável, e eu também não queria correr o risco de perder algumas xícaras que são meus verdadeiros xodós.

Sábado de manhã fui ao supermercado comprar algumas coisas que faltavam para os quitutes que eu ía preparar para o aniversário da minha irmã e eis que me deparo com uma prateleira que continha pilhas de xícaras branquinhas, lindas e com pires por apenas R$3,98 cada. Achei o preço suuuuper amigo e não pensei duas vezes.. levei uma dúzia dessas belezinhas para casa.

Conclusão: como paciência não faz parte do meu vocabulário, no mesmo dia decidi preparar essas empadinhas que também fizeram parte do cardápio do aniversário. E vou confessar: fizeram o maior sucesso, tanto pela fofura, como pelo sabor. Por isso, corre separar as xícaras para preparar essas empadinhas e arrasar no próximo lanche ou jantarzinho.


EMPADINHA NA XÍCARA

Recheio:

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de cebola picadinha
4 dentes de alho amassados
2 tomates em sementes picadinhos
300 g de palmito picados
1 xícara (chá) de champignon picado
3 folhas de louro
4 pimentas biquinho
1 colher (chá) de sal
1/4 xícara (chá) de cheiro verde
1 xícara (chá) de requeijão

Modo de preparo:
Coloque numa panela o azeite a cebola e o alho.
Leve ao fogo e mexa de vez em quando até que a cebola comece a ficar transparente.
Adicione o tomate e deixe cozinhar até que ele come a dissolver (se for necessário coloque 1/4 de xícara de água e espere a água secar.
Acrescente o palmito, o champignon, o louro, a pimenta, o sal e refogue.
Abaixe o fogo e acrescente o cheiro verde e o requeijão.
Mexa bem para que os ingredientes fiquem incorporados.
Desligue o fogo e reserve.
Experimente e se necessário ajuste o sal.



Massa:

Ingredientes:
2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
130 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (copa) de gordura vegetal
1/2 xícara (chá) de água
1 e 1/2 colher (chá) de sal

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes numa tigela e, com a ajuda de uma colher, comece a misturá-los, fazendo com que se incorporem.
Quando estiverem mais ou menos unidos, deixe a colher de lado e coloque a mão na massa.
Sove a massa até que a mesma esteja lisa e uniforme.
Após, sobre uma bancada enfarinhada, estique com a ajuda de um rolo e forre as xícaras.
A massa não fica perfeita e o rolo serve apenas como auxílio para esticar a massa, mas rapidinho se pega o jeito e é possível forrar todas as xícaras.
Depois de forrar as xícaras, coloca o recheio já frio.
Para fazer a tampinha da empadinha, eu estiquei com o rolo e cortei com o auxilio de um copo que tinha um bocal um pouquinho maior que a xícara. Depois coloquei dentro e ajeitei com a ponta dos dedos. Explicando parece um pouquinho mais complicado, mas fazendo é bem mais fácil. Vocês vão ver.
 

Depois de cobrir, é só pincelar com gema de ovo e um fio de azeite e assar em forno pré aquecido a 200ºC por cerca de 40 minutos.


Um comentário: