terça-feira, 4 de setembro de 2012

GELÉIA DE MORANGOS

 

Eu amo fuçar a internet atrás de blogs sobre culinária e confesso que um dos que mais me chamaram a atenção foi um que se chama "A Cozinha Coletiva"!!!! Esse blog é comandado pelo Richie, um arquiteto que também prefere a cozinha. Quanto ao seu trabalho como arquiteto eu não posso falar, mas como cozinheiro eu posso afirmar que é, no mínimo, perfeito. Juro, ele manda muuuito bem e monta doces que me deixam de queixo caído. Meus doces tadinhos, chegam a se esconder de tanta vergonha. Acessem o blog dele e vocês vão ver que não é exagero algum. Pelo contrário, por mais que eu tente descrever ainda ficarei devendo elogios.

Pois bem, a única torta que tentei montar ficou um fracasso total, então vamos deixar esse fato de lado e vamos nos ater a geléia que eu fiz. Pensa que sou boba??? Vou é mostrar esse creminho que não tem segredo na montagem e tem uma cor linda, de encher os olhos e abrir o apetite!!!rs

Eu adoro geléia, ainda mais as caseiras. Acho muito confort food!! É muito amor!!! E quando vi essa receita no site do Richie, não pensei duas vezes, comprei as caixinhas de morango e me aventurei no fogão. Afinal, queria conseguir fazer algo do blog do Richie. Ficou maravilhosa e super recomendo.

Como ainda não consigo montar as tortas, fico feliz com as geléias!!rs

Ah, acessem o blog dele e me digam se não tenho total razão!!! Vejam aqui.

A receita é tão perfeita que copiei na íntegra daqui.


GELÉIA DE MORANGOS

Ingredientes:
1kg de morangos maduros [são 4 caixinhas de 250g cada];
400g de açúcar refinado;
Suco de 1/2 limão;
1 colher de sopa de extrato de baunilha;
2 colheres de sopa de vodca.

Modo de Preparo:
Coloque um pires no congelador.
Em uma panela de fundo grosso, de preferência antiaderente, coloque os morangos [os grandes você corta ao meio] já lavados e escorridos. Junte o suco de limão, a baunilha e o açúcar e misture bem. Leve a panela ao fogo alto, mexendo de vez em quando até começar a ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e com uma espumadeira ou uma peneira pequena, vá retirando a espuma que se forma na superfície [veja a foto abaixo]. Adicione a vodca, e mexa de vez em quando.

A geléia vai ficar cozinhando assim por uns 45 minutos. Depois desse tempo, os morangos já vão estar desmanchando, e não se forma mais espuma na superfície - é o momento em que a geléia engrossa: ela vai começar a espirrar quando você mexe, e você vai ter que mexer o tempo todo.
Retire o pires que você deixou no congelador e pingue um pouco da geléia nele - estará no ponto quando, tombando o pires, a geléia não mais escorrer. VocÊ pode testar o ponto várias vezes, mas depois que ela começa a engrossar e parar de fazer espum, é rápido, no máximo 10 minutos.
Deixe a geléia amornar na panela e distribua-a em 3 vidros médios, previamente esterilizados.


ETAPAS DA GELÉIA:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário